Nos dias 11 a 13 de agosto de 2010 aconteceu a 2ª Cavalgada em Defesa da Natureza, organizada pela Administração Municipal de Miraguaí – RS através de suas secretarias, em parceria com as Escolas Municipais e Estaduais, CTG Rodeio da Amizade, Piquete Vô João, Comunidades e demais convidados. A Cavalgada teve como objetivo aproximar a comunidade miraguaiense da natureza e da cidadania, bem como cultivar a tradição gaúcha mantendo-a viva em todo nosso município. Buscamos, dessa forma, chamar a atenção dos munícipes quanto à conscientização e importância do reflorestamento para estimular o exercício da questão ambiental que deve ocupar hoje um importante espaço.
A preservação do meio ambiente é um ato de cidadania e dever de todos enquanto pessoas que moramos em nossa “Casa Maior”, ou seja, nosso meio ambiente. Daí a importância em compreender que quando se fala em respeito da natureza, significa nada mais nada menos do que melhoria da qualidade de vida dos seres vivos.
Ao visitar todas as escolas municipais e estaduais bem como as comunidades de nosso município, refletimos este tema, destacando que a partir do momento que destruímos, em progressão geométrica, estes ambientes que têm um limite de esgotamento, os resultados catastróficos se revertem para a própria humanidade. Neste sentido, desafiamos a todos para que cuidem da natureza como se cuida de um presente precioso que se ganha de alguém que estimamos, convidando os alunos e a comunidade escolar a realizarmos o plantio de uma muda de árvore a qual simbolizava esta preocupação dos cavalarianos em relação à questão ambiental.
Por fim, com êxito encerramos esta cavalgada com o desejo de continuarmos com esta preocupação e com este ideal, e como disse o Prefeito Municipal Alencar Júlio Gross no ato cívico de encerramento, “é desde pequeno que se aprende a cuidar da vida e da natureza, por isso estamos felizes por vermos tantos miraguaienses que deixam suas lidas diárias em prol de uma preocupação maior, a preocupação com a vida e com a natureza”. Enfim, agradecemos a todos que de uma ou de outra forma contribuíram para que tivéssemos êxito nesta 2ª edição.
CARTA ENTREGUE ÀS ESCOLAS
A Cavalgada tem como objetivo aproximar a comunidade miraguaiense da natureza e da cidadania, bem como cultivar a tradição gaúcha mantendo-a viva em todo nosso município. Busca-se dessa forma também, a conscientização da importância do reflorestamento para estimular o exercício da questão ambiental que deve ocupar hoje um importante espaço. Para tanto queremos refletir esta realidade a partir da seguinte mensagem, escrita por Marcos Aquino:
Ei! É você mesmo, está me ouvindo?
Quem fala sou eu, o Meio Ambiente.
Estou triste e arrasado; O homem me despreza; Ele não me valoriza;
Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.
Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer pára um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta.
Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede; Que sou o alimento que mata tua fome; Que sou o ar que respiras. Aliás, sou a tua vida, e me destruindo conseqüentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.
Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.
Por favor, Salve-me!
PRESERVAR A NATUREZA É PRESERVAR A VIDA!
Com essa cavalgada queremos homenagear as Famílias Lopes, Bester, Camini, Schimanoski, Bonette, Gross, Rotile e Wagner, as quais são Pioneiras no Distrito de Sítio Gabriel – Miraguaí, RS.