O programa de Eficiência Energética da empresa Rio Grande Energia (RGE) com o projeto Caravana RGE – Educando para a Eficiência, trata-se de ações educativas gratuitas que envolvem arte, eficiência, sustentabilidade, cultura, conhecimento, experimento, concurso educativo e interatividade com a comunidade. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz de Miraguaí, aderiu de forma bastante envolvente a este projeto.
No dia 20 de agosto último, cinco professores da escola participaram de seminário realizado na cidade de Palmeira das Missões, no qual foram apresentadas a proposta pedagógica e a dinâmica do projeto, além da entrega de material didático.
Nesta oportunidade os professores, em contato com coordenadores do programa, conseguiram a doação de material (camisetas, bonés, bolsas e banner) para utilização no desfile alusivo as comemorações da Independência do Brasil, realizado no último dia 5 de setembro na cidade de Miraguaí.
O Caravana RGE é um dos maiores projetos na área de eficiência energética no Rio Grande do Sul, com abrangência de 80 municípios da área de concentração de distribuição da RGE, num universo de quase 2 mil escolas, 500 mil alunos e 31 mil educadores. A Caravana pretende alcançar 30% deste universo, chegando a uma estimativa de público de 150 mil pessoas e mais de 600 escolas.
Além das escolas participarem do Concurso Educativo com trabalhos (textos e desenhos) dos alunos, haverá em várias cidades a culminância do projeto, sendo que em Miraguaí acontecerá no dia 24 de novembro de 2010, onde será montada estrutura com palco, sistema de som e cadeiras para platéia para pelo menos 500 pessoas.
O envolvimento da Escola neste projeto é importante, pois além de conscientizar sobre a economia de energia e manuseio correto dos recursos naturais dentro do contexto da sustentabilidade, nos remete a participação e integração da empresa, neste caso a RGE, a Escola e a comunidade, visando a qualidade de vida das pessoas e a educação como forma de transformação efetiva do lugar onde vivemos, finaliza professor Jones, diretor do Educandário.
Fonte Rádio Planeta FM - 102.7