sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

     
          Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.
         São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
         O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.
        Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
        Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
       Por toda sua história, a homenagem da SMEC a todos os servidores públicos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

INCLUSÃO SOCIAL

             Os alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) da E.M.E.F. Lenira de Moura Lütz, de Miraguaí, participaram de atividades de capoeira, coordenado pelo professor Samir, direcionadas especialmente para esta turma, mostrando que a capoeira além de um esporte que trabalha a cultura e a musicalidade é um excelente meio de inclusão social, onde todos podem participar da roda e das atividades, sentindo-se iguais, pois na roda não existe diferença de sexo, raça. Cor e nem lugar para preconceito, pois você vale o que você é.
            Além de ajudar na concentração, coordenação e espírito de grupo.
            As professoras Rosa Maria Pietsch e Evanise Della Betta Fink, incentivam e ajudam na realização dessas atividades, pois acreditam que é o caminho para que de fato aconteça a inclusão social.
            “Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades”.












segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SMEC PARTICIPA DE REUNIÃO COM PAIS NA E.M.E.F. LENIRA DE MOURA LÜTZ

        As professoras Irineia, Zélia e Júlia participaram no dia 21/10, pela parte da tarde de uma reunião com a comunidade escolar da E.M.E.F. Lenira de Moura Lütz.
        O diretor da escola, professor Jones, colocou a todos sobre as obras que estão sendo desenvolvidas na escola, com recursos próprios da municipalidade. Falou ainda sobre a questão pedagógica e apresentou os projetos desenvolvidos pelo educandário.
        A professora Irineia, representando a Secretaria de ducação, parabenizou o trabalho desenvolvido pela escola que a cada dia vem se destacando mais junto à comunidade.





                                                                           

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

3ª CAVALGADA EM DEFESA DA NATUREZA

        A Terceira Cavalgada em Defesa da Natureza iniciada na quarta-feira 19/10 percorre o município de Miraguaí até 21/10, numa promoção de um grupo de cavalarianos com apoio da Administração Municipal.
       Conforme os organizadores a cavalgada tem como objetivo aproximar a comunidade miraguaiense da natureza e da cidadania, bem como cultivar a tradição gaúcha mantendo-a viva em todo o município. Segundo eles, busca-se dessa forma também, a conscientização da importância do reflorestamento para estimular o exercício da questão ambiental que deve ocupar hoje um importante espaço.
       Conforme a programação iniciou as 10h de quarta-feira 19/10, pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Osmar Hermann, constando de abertura e ato cívico. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio as 13h30h. Na Comunidade de Sitio Gabriel as 14h45. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Drumont as 15h45 com Missa Crioula as 19h.
       Nesta quinta-feira 20/10 as 08h Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida. As 09h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil. As 10h15 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá e Piquete Vô João com celebração e ato cívico em homenageiam as famílias pioneira da comunidade. Foram homenageadas as famílias de Marcirio Klóch, Almiro Habstreiter e João Plácido dos Santos que são pioneiras na localidade de Linha Bonita – Miraguaí. As 13h30 na Comunidade do Lajeado tigre. As 14h45 na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José e as 16h15 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas.
Sexta-feira: 21/10
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo – 08h30.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Pontão dos Buenos – 10h30h.
Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela; Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz;
Enceramento as 15h30 na praça Germano Eise Pit.