O futebol é uma das práticas esportivas mais difundidas em âmbito nacional na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo visa à extração de um campeão e, consequentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por competições, inclusões e espírito de solidariedade.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo observamos esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.
A realização da Copa do Mundo no continente africano tem um significado especial para os brasileiros, pois sabemos que foi deste continente que herdamos vários de nossos costumes. O estímulo à amizade, à convivência coletiva, a paz e a união é o nosso objetivo, por isso unimos forças, trocamos idéias, traçamos metas e nos ajudamos mutuamente, porque juntos fazemos a diferença.
Apesar de o Brasil não ter se consagrado campeão, temos o mérito de ser o único país a participar de todas as copas já realizadas e também de ter o maior artilheiro de todos os tempos. Somos vencedores, pois essa competição é do mais alto nível em que todas as seleções se preparam ao máximo para fazer o melhor. A Espanha teve seu mérito.
Na sexta-feira, 9 de julho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz desenvolveu atividade no Salão Paroquial Católico referente ao encerramento da Copa do Mundo, em que os alunos das séries iniciais apresentaram o resultado da realização de várias atividades. A culminância teve a participação de convidados especiais que assistiram a belíssimas apresentações iniciadas pelas turmas do 1º ano e seguidas com 2º, 3º, 4º e 5º anos.
- Não foi desta vez que o Brasil conquistou o hexa, mas a Escola aproveitou esse momento em que todos os brasileiros ficaram sentidos com a derrota para discutir com os alunos que nem sempre se pode ganhar. Podemos perder, mas nunca devemos desistir de lutar. Unir forças, traçar idéias e metas, estimular a amizade e a convivência coletiva são fatores importantes no nosso dia a dia, diz a professora Cleuni Almeida, coordenadora da Escola.
Durante as apresentações, foram servidas as convidados comidas típicas dos países estudados (Brasil pelo 1º ano, Itália pelo 2º ano, África do Sul pelo 3º ano, França pelo 4º ano e Argentina pelo 5º ano).
- A Copa do Mundo envolve mudanças significativas nos países onde é realizada e sabemos que a próxima será no Brasil, em 2014. Grandes investimentos estão previstos, inclusive para o Rio Grande do Sul e as escolas, nesse período que antecipa o evento, viverão momentos diferenciados, pois apesar de ser apenas um evento esportivo, envolve a dedicação de muitos para que tudo esteja perfeito, pois receberemos a visita de pessoas do mundo inteiro e temos que fazer o nosso melhor e mostrar que o Brasil está preparado para a organização e realização de um evento desta grandiosidade, finaliza o professor Jones Bartzen, diretor do Educandário.
Fonte Rádio Planeta FM - 102.7