segunda-feira, 2 de maio de 2011

FÓRUM DA CULTURA

          As professoras Cledi Guterres da Silva e Cleuni de Almeida, o Professor Jones Bartzen e a Assistente Social Ana Claudia Ferraz, participaram no dia 28 de abril do 5º Fórum Regional da Cultura, realizado no Clube da Saudade, no município de Campo Novo.
         O Fórum teve como tema o “Rio Grande do Sul – História e Cultura Regional” e contou com a participação de professores, secretários municipais da educação e cultura, coordenadores da cultura da região de abrangência da Amuceleiro, coordenadora adjunta da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, alunos, universitários e demais convidados.
        Após os atos oficiais, aconteceu palestra, debate e trabalhos em grupo sobre a história da humanidade, história do Brasil, do Rio Grande do Sul e região, enfatizando a cidadania, o desenvolvimento sustentável, economia criativa, gestão e institucionalidade da cultura.
       O palestrante, Professor Luiz Claudio Knierin, presidente do Instituto de Tradição e Folclore do Rio Grande do Sul, destacou em sua fala a importância do negro na formação cultural do gaúcho. A culinária, os costumes e a língua desses povos influenciou a formação da identidade tradicional do Estado, destacando ainda que não existe uma cultura pura, mas uma miscigenação formadora do gauchismo.
“Somos feitos de história. Nossa genética, nossos antepassados e tudo aquilo que nos constitui como pessoas”, destacou o palestrante.
      O Fórum tratou ainda, no contexto regional de abrangência da Amuceleiro, questões trabalhadas na 1ª Conferência Regional de Cultura, que reuniu professores, prefeitos, secretários, dirigentes culturais, artistas, escritores e entidades promotoras de cultura. A Conferência tratou de propostas e diretrizes para nortearem os investimentos culturais e de melhoria da qualidade de vida da população por iniciativas que auxiliem na solução de problemas sociais, inclusive como forma de geração de emprego e renda.
    “A participação no Fórum foi muito importante, pois trabalhou questões relevantes para a efetiva disseminação cultural em nossa região, pois não podemos deixar que nossas tradições desapareçam, pelo contrário, devemos incentivar para que estejam presentes em nosso dia a dia, principalmente nas escolas”, destaca o Professor Jones, participante do evento. (Colaborou: Prof. Jones Bartzen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.